Como a psicanálise atua no paciente?

Um pouco sobre meu trabalho. Mas afinal, como a Psicanálise atua nos pacientes? 

Essa publicação responde a mais uma das perguntas da enquete da semana passada.

A psicanálise enquanto método de investigação caracteriza-se pelo método interpretativo que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio ações e palavras ou pelas produções imaginárias: como sonhos, delírios, também por meio de as associações livres e atos falhos.

 É o trabalho de chegar ao Inconsciente, este que domina a vida psíquica e que são os conteúdos não presentes no campo atual da consciência. São conteúdos reprimidos que não tem acesso aos sistemas pré-consciente e consciente pela ação de censuras.

Assim a proposta da clínica psicanalítica é tratar de dores para as quais não há aparelhos tecnológicos ou qualquer outra ordem de recursos que possam garantir um suporte externo ao tratamento que está sendo realizado.

 Neste processo conta-se com as palavras. Pela ação da palavra, a cura na psicanálise se estenderá entre o alcance e o limite de seu poder terapêutico, pois as palavras podem promover uma mudança na posição do sujeito frente aos desígnos de seu desejo.

Para a promoção do autoconhecimento, que possibilita lidar com o sofrimento, criar mecanismos de superação das dificuldades, dos conflitos e dos submetimentos em direção a uma produção humana mais autônoma, criativa e gratificante de cada indivíduo, dos grupos, das instituições. 

Estou à disposição para responder as suas dúvidas. Contato na bio

Fique bem!

Psicóloga Carine Claro

CRP08/20789


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E por onde anda o prazer?

Conexão entre trauma e a dor física

Opinião alheia