Resolvendo conflitos

Passar tempo com os familiares e amigos também sem um B.Ozinho não é uma das tarefas mais simples.
Pois é... pra mim também não. 
Nesse post eu falo pra vocês e falo sobre algo que envolve minha vida também. 

Como ser humano imperfeito e em constante transformação eu erro também! e quem não erra e depois aprende, não é? 
Se o erro acontece de novo é por que realmente não aprendemos com ele, e é sempre uma boa idéia tentar fazer isso de uma forma mais simples, menos dolorosa possível.
Mas chega de conversa e vamos ao que interessa:

O aumento do tempo de convivência, principalmente agora pode gerar alguns conflitos.

Conflitos fazem parte de relacionamentos saudáveis! afinal...somos todos diferentes e nem sempre concordamos em tudo.

Se relaciona de verdade "pessoas de pessoas". Você me diria ... Mas eu não gosto de conflitos! Porém, somos seres em sociedade, viver relacionamentos é o que fazemos todo dia. 
Só não tem conflitos quem se isola, do mundo ou das relações.

Quando estamos estressados, cansados do dia, ou pelas repetições, comparações, limitações podemos ficar bem tensos, indignados e irritados e isso... só faz gerar mais conflitos.

Não somente agora, mas nesse período de pandemia é com seus familiares que isso vai acontecer. Por motivos importantes de fato, como por exemplo: cuidar da saúde e não fazer nada inconsequente, pois nosso direito de ir e vir agora afeta a vida de outras pessoas; e também por motivos bobos, mas que mesmo pequenos, podem virar algo grande com o passar tempo.

É hora de parar e refletir um pouco: 

Se um conflito existe é importante resolvê-lo!
Discutir com outra pessoa pode trazer um distanciamento emocional e até mesmo o fim de um relacionamento.
Emocionalmente falando não é hora de mais distanciamento ainda. Ok?
Diante de um conflito tente encontrar a melhor forma de resolvê-lo, mas de uma forma saudável e amigável.

Você quer saber como?

1.Faça de tudo para entender o ponto de vista da outra pessoa.
2.EXPRESSE o seu ponto de vista com calma e respeito. Exemplo: EU ME sinto triste quando... ao invés de .... VOCÊ ME deixa triste quando...
3. Abra-se! Quando você perceber que a outra pessoa esteja mais disponível, converse sobre como encontrar uma solução. Isso exige dedicação de AMBOS!
4. Saiba quando deve abrir mão, pois se vocês não entrarem em acordo, concordem em discordar e aceitar que vocês podem ser como óleo e água, vocês tem opiniões diferentes e sigam em frente.

Conflitos são inevitáveis!
Mas TODAS as pessoas tem direito de sentir respeito, segurança e valorização em um relacionamento.
E se um relacionamento que não respeita esses direitos, há chances de ser um relacionamento abusivo.
E você deve procurar ajuda.
IMPORTANTE: Não só relacionamentos entre casais são abusivos (vou fazer um post só sobre esse assunto futuramente!) 

Para a resolução de conflitos exercite o PERDÃO.
Perdoar significa cuidar da sua saúde mental! O perdão liberta!
Para colocar um ponto final em um conflito nada como o perdão. Seja para outra pessoa ou para nós mesmos.
PERDOAR NÃO SIGNIFICA CONCORDAR... mas sim, aceitar o que não pode ser mudado e livrar você de um peso que você não precisa carregar mais.

Temos sim que aprender a lidar até com as emoções negativas para vivermos em paz e com o nossa mente livre.
O perdão meu amigo(a) diz MUITO MAIS sobre VOCÊ, do quem o recebe.
Perdoar é como fazer uma mala...coloque nela coisas ruins que aconteceram e despache pra longe, por que?
- Porque perdoar não significa esquecer o que aconteceu.
- Perdoar não significa que você está minimizando sua dor, mas se fortalecendo depois do tombo, decepção ou conflito.
- Não significa que você não quer conviver com quem te magoou, mas que espera essa pessoa também coloque-se no lugar de tempos em tempos. 
- Perdoar é praticar seu autocuidado.

Se for difícil não pensar no conflito, ok...mas faça como entrar num quarto à noite...entre, mas não toque em nada e quando sair apague a luz.

Não se vive o hoje bem se você ficar remoendo o passado.
E se  você tiver um tempinho, reflita sobre!

Fique bem!

Psicóloga Carine Claro
CRP 08/20789

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