Sobre ser um bom exemplo

Desde a infância, os filhos imitam as atitudes dos pais, irmãos mais velhos e outros adultos.
Assim, vão sendo construídos os hábitos e maneiras de agir. 

A criança aprende por meio da observação, por isso, é muito importante que o discurso de seus tutores esteja alinhado à ação. Essa conduta pode estar presente em pequenas ações do dia a dia, como lavar as mãos antes de comer se você também exige isso do seu filho, ou não usar o celular à mesa, se isso é cobrado dele.

É importante reconhecer algumas atitudes não tão corretas por parte dos pais!

Quando se fala em educar os filhos, tão importante quando dar exemplos é reconhecer quando acontecem atitudes equivocadas.
É importante que os responsáveis possam identificar, se apropriar e reconhecer erros! Assim, os filhos aprendem que os pais não são perfeitos. 

Por outro lado, a partir do momento em que identificam alguma questão que pode ser melhorada, os responsáveis tendem a tomar atitudes mais positivas. 

Se os pais admitem que erram, a criança também se permite errar. É sempre um desafio, porque os pais se cobram muito”, acrescentando que a dificuldade em frustrar a idealização dos filhos é sempre um desafio a ser encarado.

Quanto mais os pais estão preparados e conseguem lidar com as suas questões, mais fácil é estabelecer a relação com os filhos.

Fique bem!

Psicóloga Carine Claro
CRP 08/20789

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E por onde anda o prazer?

Conexão entre trauma e a dor física

Opinião alheia