Persona

Não me refiro a Persona termo do marketing, mas sim a Persona na concepção da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. 

A Persona consiste na intenção que o indivíduo tem em demonstrar para a sociedade em que ele vive.

 Uma impressão que lhe seja favorável para ser aceito e acolhido.

Dentro de cada persona existe um conjunto de idéias que se originam da sociedade, no qual denominamos regras sociais.

Mas... quando a pessoa se preocupa demais com o papel que está desempenhando, o ego (ego: refere-se à sua personalidade, o conceito que alguém tem acerca de si mesmo) começa a se identificar unicamente com esse “personagem”, enquanto que os outros aspectos da pessoa são colocados de lado ou na pior das hipóteses são até esquecidos.

Quando ego se identifica com um personagem de maneira unilateral, gerando desequilíbrio, e a pessoa pode experimentar sentimentos de inferioridade e de não aceitação de si mesma por se sentir incapaz de corresponder tudo aquilo que se espera dela.

Quando o indivíduo polariza apenas uma parcela de sua persona, ele adoece.

Encontre seu caminho, busque sempre pelo equilíbrio.

Faça terapia!

Psicóloga Carine Claro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E por onde anda o prazer?

Conexão entre trauma e a dor física

Opinião alheia