As faces da dor

A pintura acima é: O Grito (em norueguês: Skrik) é uma série de quatro pinturas do norueguês Edvard Munch, de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca do fiorde de Oslo (em Oslo) ao pôr-do-Sol. 

 

Mas o que tornará esta obra de arte tão famosa e apelativa? Será a misteriosa figura central do seu quadro? Será a dor intensa que este personifica ? Serão as cores tortuosas que nos tocam a alma? Será uma identificação que inconscientemente fazemos quando somos confrontados com a sua angústia ?

 

"O Grito" por simplesmente é um quadro humano. Terrivelmente humano. Humano no sentido em que nos toca, pois em algum momento das nossas vidas nos sentimos como o,a personagem.

 

Ao contrário de outras obras de arte que retratam a beleza mas igualmente uma certa plasticidade, um certo mundo de fantasia inatingível aos olhos do público, "O Grito" é profundamente emotivo. É, numa palavra, expressionista. 

 

Assim como a arte pode chocar e fazer pensar, também acredito que  ela é capaz de ajudar outros a atingir as pessoas e incentivar a busca pela sua própria clareza/beleza.

 

Fique bem

 

Psicóloga Carine Claro

CRP 08/20789

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E por onde anda o prazer?

Conexão entre trauma e a dor física

Opinião alheia