Estime-se!

 No dicionário :DESESTIMA significa:

  1. falta de estima, de amor próprio; desamor, menosprezo.
  2. ausência de afeto, de benquerença; indiferença.

Já a autoestima é a capacidade que temos de valorizar ou não a nossa identidade, se estamos satisfeitos com o que somos, se confiamos em nós mesmos e se reconhecemos o nosso valor.

No entanto, muitas vezes as pessoas passam por situações onde são destratadas ou alvo de piadas – situações como essa fazem com que uma a pessoa sinta sua autoestima abalada, passa a desacreditar em si mesma, pensar que tudo que construiu até o momento foi em vão, que não é capaz, e essa pessoa se frustra. Isso é chamado de baixa autoestima.

A baixa autoestima pode afetar todas as áreas da vida do indivíduo: no trabalho, na família, na escola e, possivelmente, em todos os demais setores e ambientes que esse indivíduo está inserido.

EM TERAPIA-  casos de baixa autoestima pode ter como objetivos os seguintes aspectos:

  • Buscará fortalecer os comportamentos que se aproximam do sentimento de ter autoestima, por exemplo, quando o paciente compartilha uma determinada conquista (no trabalho, êxito escolar, melhora no relacionamento com as outras pessoas, realização dos planos de vida, etc.), as atitudes deverão ser reconhecidas e valorizadas pelo terapeuta;
  • Desenvolver tomada de iniciativa e pró-atividade;
  • Propiciar sentimentos “positivos”: felicidade, satisfação, bem estar realização, contentamento.

A autoestima facilita o autoconhecimento e a habilidade de argumentar em causa própria, além de possibilitar que a pessoa se sinta independente, sem precisar deixar de se sentir amada pelos outros e por ela mesma.

Aprender a se es·ti·mar:fixar o preço ou o valor de, avaliar, apreciar, considerar! E MUITO!

Fique bem

Psicóloga Carine Claro

CRP 08/20789

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E por onde anda o prazer?

Conexão entre trauma e a dor física

Opinião alheia